Colocado Sunday, 22 January, 2017 por Portugal Motorsport

Share Share Share

PremiadosArganil recebeu ontem no magnífico cenário da Cerâmica Arganilense, a edição 2017 do Portugal Motorsport Awards, com a presença de mais de 250 pessoas, que, em alegre e descontraído convívio aplaudiram efusivamente os premiados deste ano, plenos merecedores de um “Award” pela sua ação e envolvimento no desporto automóvel nacional.

 

 

Após alguns anos de paragem forçada, motivada por toda uma conjuntura negativa que afetou o país e o nosso desporto automóvel, regressou  a grande festa do Desporto Automóvel Português, o Portugal Motorsport Awards, desta feita realizada em Arganil, com todo o apoio do município local, que nos emprestou o majestoso cenário da Cerâmica Arganilense, para receber as principais figuras do desporto automóvel nacional, de agora e de antigamente.

 

A complementar a entrega dos Awards, a organização montou uma exposição dedicada aos 50 anos do Rali de Portugal, com peças únicas cedidas pela família de Alfredo César Torres e alguns amigos, juntamente com magníficas fotos do espólio da Câmara Municipal – “Arganil Capital do Rali” e ainda uma exposição de miniaturas dedicadas ao Rali de Portugal, algumas delas inéditas e únicas no mundo.Troféus

 

Antes do magnífico almoço e da entrega de prémios, o Núcleo de Pilotos do Centro, trouxe as suas máquinas para uma pista improvisada e alegrou com o ruido de motores e o cheiro a borracha, as dezenas de pessoas que iam entrando para a receção do evento, sob um sol fantástico e brilhante, que fez por momentos esquecer o frio intenso e o gelo de uma noite particularmente… rigorosa.

 

Aberta a sessão pelo Eng. Ricardo Pereira Alves, Presidente da Câmara Municipal de Arganil, seguiram-se as boas vindas dada pelo Presidente do Portugal Motorsport, Luiz Caramelo, que no decorrer do almoço foi apresentando juntamente com o conceituado jornalista Pedro Castelo, os nomes escolhidos para os Awards deste ano.

 

Figuras e entidades incontornáveis do Desporto Automóvel Nacional, os laureados deste ano foram escolhidos pelos organizadores e por um conjunto de nomes, a quem já foi anteriormente atribuída esta distinção, tornando assim simples a escolha dos laureados deste ano.

 

Mesa PMAArganil, pelo seu apoio e paixão pelo desporto motorizado, foi a primeira entidade a receber um Portugal Motorsport Award este ano, tendo-se juntado nesta categoria mais coletiva que pessoal, a Escuderia Castelo Branco, provavelmente o clube nacional que mais cresceu em qualidade nos últimos anos, no desporto automóvel nacional. Dois prémios inteiramente merecidos.

 

Álvaro Parente, seria também distinguido com um Portugal Motorsport Award – o piloto não pode estar presente por compromissos de última hora, sendo representado por Jorge Girão – tal como o grande Campeão Fernando Peres, suja longa carreira recheada de títulos, justificou plenamente esta distinção.

 

Juntou-se a Fernando Peres no palco, o fantástico técnico Luís Dias – que acumulou o prémio para a categoria dos que preparam e fazem os pilotos correr, instituído pela Firststop – conhecido pela sua dedicação à  Diabolique e à Peres Motorsport, encerrando-se a primeira parte da festa, com a entrega de um Award ao jornalista João Carlos Costa, pela sua carreira e competência no capítulo da informação motorizada.

 

Um pequeno intervalo, serviu para o piloto Manuel Filipe Rolo, distinguir e ser distinguido com um prémio entregue por todos os navegadores que utilizou durante a sua carreira – grande parte deles presente nesta edição do Portugal Motorsport Awards, e a festa seguiu com a entrega de mais um Award a José Pedro Fontes, um campeão nacional em todas as categorias em que participou e Campeão Nacional de Ralis em título.

 

António Rodrigues, o fantástico piloto de Guimarães, que nos brindou não poucas vezes com atuações destacadas em diversas categorias do desporto automóvel nacional, também garantiu este ano a conquista de um Award e a festa encerraria com a merecida distinção de dois magníficos campeões, Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, a dupla nacional que primeiro alcançou uma distinção no Mundial de Ralis e um dos poucos portugueses a vencer o Rallye de Portugal.Mesas PMA

 

Festa encerrada já a meio da tarde, após um brinde final de todos os participantes, apenas possível com o patrocínio incondicional da Câmara Municipal de Arganil, e os apoios da QF, Caves S. Domingos, Cipriano & Antunes, Firststop, Hotel de Arganil – que no dia anterior proporcionou uma magnífica tertúlia à antiga, com pilotos e navegadores, nas suas instalações – Matutano, Movielight, Olival Motorizado – criador do troféu dedicado à técnica e com presença numerosa e destacada no PMA, tal como o Núcleo de Pilotos do Centro e Clube do Peixe.

 

Terminado o Portugal Motorsport Awards 2017, com a certeza do dever cumprido, começamos desde já a preparar a próxima edição, que prometemos tentar, venha a ser a melhor de sempre.

 

Obrigado a todos por marcarem presença, pelo apoio e pelo carinho que nos dispensaram e prometemos continuar a tentar para que esta iniciativa se mantenha por muitos anos, pois trata-se de um evento de características únicas no panorama nacional de desporto automóvel.

   
Categorias | Destaque, História, Magazine, O Portugal Motorsport, Oldtimes, Portugal Motorsport, PortugalMotorsport-Fotos, PortugalMotorsport-Noticias

Share Share